sexta-feira, 29 de abril de 2016

Comparando os Planos de Classificação

O plano de classificação do Senado Federal foi desenvolvido com o intuito de atender as necessidades da instituição baseado na classificação funcional subdivididos em quatro níveis de classificação. Por exemplo:
Função: Gestão de Recursos Humanos,
Subfunção: Normatização da Gestão de Recursos Humano,
Atividade: Pagamento de Recursos Humano,
Tipo documental: Processo referente ao Pagamento de Recursos Humanos.
Como se pode constatar este plano de classificação é muito claro e objetivo e está em constante construção, visto que,se ao classificar um documento se o profissional do arquivo não encontrar exatamente o tipo  documental  para efetuar a classificação deverá comunicar a quem de direito para que seja corrigido o problema.
O Plano de Classificação do CONARQ (Resolução nº 14) é o plano utilizado pelo Poder Executivo Federal e utiliza a classificação funcional e reflete as atividades desenvolvidas pelo órgão. Segundo o próprio texto da editoração é possível e necessário que cada órgão prepare e adapte um plano de classificação para as atividades-fins desenvolvidas em seu âmbito e competência para melhor classificar, recuperar, eliminar ou recolher os documentos produzidos e acumulados pelo órgão. Existem muitas críticas com relação a aplicação do Plano de Classificação do CONARQ e sua tabela de temporalidade, pois foi elaborado segundo a ótica da biblioteconomia que baseia a classificação por assunto. Esse tipo de classificação não convém e deixa lacunas incompreensíveis quando aplicado aos arquivos e a lógica arquivística. Já que não atende a necessidade vital dos arquivos ao compreender as séries, fundos, seções etc.
O  Plano de Classificação da ANEEL, segue a linha do CONARQ,  foi agrupado por assunto em três grandes grupos: atividades de amplas de gestão, área administrativa e as atividades veiculadas da Agência. Enfim, os dois últimos  planos apresentam limitações em relação a certos documentos que podem ser enquadrados, classificados,  em  duas ou mais classificações o que pode gerar dificuldade de acesso a estes documentos, logo traz os mesmos vícios da Resolução nº 14  do CONARQ.
        O Plano de classificação do fundo: Isaac Francisco Rojas é um plano sem codificação associada porém relativamente fácil de classificar documentos de um fundo pessoal Está dividido basicamente em Seções, subseções, séries e subséries. Não tem um rebuscamento de classificação por ser considerado um fundo pequeno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário