sexta-feira, 24 de junho de 2016

Blog Titias -DTD. Oficina Virtual

Oficina virtual


Oi! Intercambistas!
Estamos nós aqui, as Titias-DTD e vamos fazer um revival da nossa oficina na semana passada.
Esperamos que vocês possam entender e curtir a nossa oficia virtual!

HEY HO, LET'S GO!



Nós, Titias abordamos o tema da tramitação dos documentos para se fazer intercâmbio durante a graduação aliados aos princípios arquivísticos e diplomáticos.
Os documentos referentes a nossa oficina são os documentos utilizados pela própria  Assessoria de Assuntos Internacionais - INT.  Escolhemos quatro documentos para exemplificar a tramitação, os quais estão listados abaixo:

Documento nº 1- Formulário de Candidatura
Documento nº 2- Carta de Admissão
Documento nº 3- Contrato de Estudos
Documento nº 4- Declaração de recepção/ chegada


Primeiro passo:  Os alunos interessados em cursar um semestre em uma universidade fora do Brasil em um sistema de convênio entre a UNB e uma universidade no exterior deve, antes de mais nada, ficar atento ao Edital de Convocação e preencher o formulário de candidatura.

Ao preencher o formulário (documento nº 1 acima) o candidato deve escolher até 10 universidades das quais deseja cursar . Lance sua sorte!

Segundo passo: A universidade do exterior que aceitar o aluno da UNB como estudante enviará para o INT uma Carta de aceitação ou admissão (nos moldes de documento nº 2) que em posse desse documento o alunos deverá...



Terceiro passo: Elaborar o Contrato de Estudos ( documento nº3) juntamente com seu Coordenador.
Esse contrato é  a  matrícula  em disciplinas do intercambista na universidade do exterior.

Quarto passo: Providenciar o passaporte, seguro de viagem, passagem... e o VISTO DE ESTUDANTE!
Sim, o visto de estudante é um documento especial! Pois é, a Carta de Admissão que vai provar para o consulado ou embaixada (do pleito do intercâmbio) que o aluno mesmo é quem vai estudar fora e necessita de em visto de estudante.


Quinto passo: Ao chegar na universidade de destino o aluno receberá via e-mail uma Declaração de Chegada (documento nº 4) enviada pelo INT. Esse documento deve ser preenchido pelo coordenador da universidade de destino e assinado pelo aluno. O estudante então enviará à INT-UNB para o trancamento geral da matrícula - TGM (justificado).


Antes de começar a falar da nossa oficina, de forma bem simples, vamos explicar alguns conceitos trabalhados durante o semestre e abordados na oficina.

Arquivologia: é a ciência que estuda as funções do arquivo, abordando seus princípios e técnicas. Tais princípios devem ser observados na produção, organização, utilização, preservação e guarda dos documentos.

Arquivo: conjuntos de documentos produzidos e/ou recebidos por uma instituição, pessoa ou família no desempenho das suas atividades independentemente do suporte documento.

Diplomática: é a disciplina que tem por objeto o estudo da estrutura formal e da autenticidade dos documentos. 

Autenticidade: O documento é autêntico quando é o que se propôs a ser. Isto é, mesmo que a qualidade de informação (veracidade) não seja real. 

Tipologia: Junção da espécie documental com a função arquivística, também chamada de séries documentais. 

Trâmite: Curso do documento desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função administrativa e arquivística.

Legal pessoal, agora que já explicamos os passos vamos mostrar um pouquinho de como foi a nossa apresentação.
Usamos uma abordagem mais clara e didática com o público em geral, sem deixar de passar o nosso recado. Mostramos o processo de intercâmbio, ou seja, o trâmite. Explicamos como o arquivo, a diplomática e tipologia documental estavam presente naqueles documentos e no dia a dia das pessoas. Pois é, os conceitos da arquivologia estão impregnados, implícitos na vida de qualquer cidadão, mas passam despercebidos.
Quanto ao Arquivo abordamos a guarda do documento e o Fundo, já em relação a diplomática destacamos os sinais de validação tais como: assinaturas, carimbos, logotipo, data e etc. Em relação a tipologia documental enfatizamos a função arquivística que cada documento tem. Explicamos que a função arquivística do documento pode variar de acordo com cada instituição (fundo).

Quanto aos alunos de arquivologia, além da explicação comum sobre a tramitação dos documentos do processo de intercâmbio, nós Titias fizemos um Quiz!  YEEEE!!!
Pedimos aos futuros Arquivistas que fizessem um análise diplomática ou tipológica de cartões postais, placa de carro, carteira de motorista e declaração da alfândega. Quem acertasse ganharia uma passagem para os EUA, de mentirinha é claro! Mas o brinde era real!!

Análise diplomática da Placa mesmo!
Espécie: Placa de automóvel da Virgínia
Gênero: alfa numérico em alto relevo, colorido, esmaltado
Forma: original múltiplo
Formato: placa de automóvel
Suporte: Metal
Sinais de validação: adesivos do DMV (Detran dos EUA) nos cantos superiores
Configuração da informação: Adesivos nos cantos superiores em verde e em azul, letras em azul em maiúsculo, hífen, numeração em azul de 4 dígitos centralizado. quatro furos para fixação dos parafusos, fundo branco...

Análise Tipológica
Espécie: Placa de automóvel da Virgínia
Fundo: Titias DTD
Função arquivística: Documento para o QUIZ da apresentação na Oficina de DTD
Tipo documental: Placa de automóvel da apresentação na Oficina DTD



Análise diplomática 
Espécie: Cartão postal de Washigton -DC 
Gênero: fotográfico, textual
Forma: original múltiplo
Formato: cartão postal
Suporte: papel
Sinais de validação: não há
Configuração da informação: Colagem de fotografias dos pontos turísticos de Washington - DC, Dizeres ao centro...



Análise Tipológica
Espécie: Cartão postal de Washington - DC
Fundo: Titias DTD
Função arquivística: Documento para o QUIZ da apresentação na Oficina de DTD 
Tipo documental: Cartão postal da apresentação na Oficina DTD




Mas não é só isso!
Estas são as listas de presença dos participantes que levaram para casa este lindo brinde.


MUITO OBRIGADA A TODOS!
Até mais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário