quinta-feira, 19 de maio de 2016

Reflexão 02 - filme Gueto - Organicidade

Filme Gueto
 Reflexão- 02
Organicidade
Maria Arlinda F. de Carvalho

     
                Segundo o dicionário de terminologia Arquivística, organicidade é a relação natural dos documentos de um arquivo em decorrência das atividades da Entidade Produtora. Em outras palavras: os documentos de arquivo mantêm um inter- -relacionamento uns com os outros refletindo as funções e as atividades do órgão ao qual pertencem. Isso se deve ao fato de que estes documentos possuem elementos constitutivos suficientes para servir de prova dessas atividades.
                 A exemplo, do documentário da cineasta Yael Hersonski , pode-se identificar uma organicidade de documentos que deram suporte  ao documentário, tais como o filme Gueto, os depoimentos dos sobreviventes ao assistir ao filme, a entrevista do cinegrafista, o passe de entrada, assim como os diários escritos pelos Judeus relatando os acontecimentos cotidianos. Todos estes documentos estavam relacionados entre si como base para a construção do documentário

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Reflexão 1 Filme "GUETO"

Filme: “Gueto”
Reflexão: 1
Ano: 2009
Diretor: Yael Hersonski

Construção da História

Ao longo dos anos a história, através de estudos e métodos desenvolvidos por vários historiadores e estudiosos traz para a sociedade conhecimentos do passado as vezes inimagináveis para pessoas comuns, mostrando fatos, acontecimentos, o cotidiano dos povos, a arte e todos os outros elementos fundamentais para a compreensão das transformações pretendidas pela humanidade.

Os acontecimentos do passado influenciam o futuro como as manifestações, lendas, canções, documentos além de ajudar na compreensão de muitos fatos do cotidiano, lembrando que cada geração tem maneiras diferentes de fazer sua história segundo os historiadores.

Durante a Segunda Guerra Mundial em Varsóvia como documenta o filme “GUETO”, foi feita filmagens encomendas pelo III Reich com a intenção de mostrar que os judeus viviam no gueto tinham uma vida normal e com certas regalias para servir de propaganda para os nazistas, fato que tempos mais tarde foi desmentido devido a outras descobertas e estudos, como o testemunho dos próprios judeus e outros achados que evidenciavam a verdade que era bem outra.


Aluna: Rosalina de Souza
Matrícula: 130133027

quinta-feira, 12 de maio de 2016

terça-feira, 10 de maio de 2016

Elaborando questões


Essa semana os grupos precisam elaborar 3 questões que podem (ou não) cair na prova dia 20/05.
As Titias querem saber:

1- O que são as séries documentais e como são caracterizadas?
2- O que NÃO pode faltar em uma análise tipológica?
3- Como é possível identificar a função arquivística do documento?


Criação: Quino

- O que vai cair na prova, professor ? 
- Lágrimas...

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Explanações sobre mapeamento de processos

Mapeamento de Processos

Pode-se  entender processo como um grupo de atividades realizadas de forma lógica para produzir um bem ou serviço. Conhecer as fases do processo é muito importante para conseguir bons resultados. O mapeamento de processo é uma  ferramenta gerencial e de comunicação usado pelas empresas para melhora ou implementar novos  processos. Este tipo de ferramenta é útil pois, mostrar de forma clara onde a organização estar errando  possibilitando assim, uma reformulação nestes para melhor gerir os recursos com racionalidade e eficiência.
O mapeamento de todo o processo do documento escolhido pelo grupo Titias-DTD, vai ajudar o grupo a entender melhor todas essas etapas,posto que estamos focadas no trâmite do documento.
O Grupo da Titias vai abordar a tramitação dos documentos necessários para a realização de um intercâmbio de estudos na nossa área de estudo: Ciência da Informação.


Sugestão  bibliográfica:

SALGADO, C. C. R. et al. Contribuições à melhoria de processos organizacionais: Uma avaliação empírica sob a perspectiva de mapeamento de processos em uma Unidade da  Universidade Federal da Paraíba. HOLOS, Ano 29, vol 1, 2013.
Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1034/6> Acesso em: 04 maio 2016.